As 5 Estratégias de Marketing Digital da Disney
Desde o nascimento do Mickey Mouse em 1928, a Walt Disney Company se tornou uma das maiores empresas do mundo. A missão da empresa é ser uma das principais produtoras de entretenimento, informação e inspiração para pessoas em todo o mundo, por meio de tecnologias inovadoras e do poder de contar histórias por mentes criativas.
A corporação de Walt Disney possui sub-empresas enormes, incluindo Marvel, Pixar e Star Wars, permitindo à empresa adquirir grande valor de marca e ter uma taxa de retorno matadora nos últimos anos. Claro, isso não acontece por acaso. Para ser a principal empresa de entretenimento do mundo, os executivos e diretores da Disney colocam muito esforço no marketing digital, o que os ajuda a expandir seus negócios para ser uma das marcas mais poderosas de todos os tempos.
O roteiro da estratégia de marketing digital da Disney é pavimentado por planos inteligentes e trabalho árduo por muitos anos. Neste artigo, nosso objetivo é informá-lo sobre a estratégia de marketing digital da Disney para o sucesso estrondoso na indústria do entretenimento.
Lançamento de Campanhas de Marketing Interessantes
Na hora de montar a sua estratégia de marketing digital é fundamental escolher uma agência competente que conheça bem o seu negócio e esteja comprometida tanto com a experiência, quanto com os resultados esperados.
E com a Dysney os critérios foram os mesmos.
Como um dos contadores de histórias mais eficazes, a Disney volta os holofotes para si mesma com campanhas atraentes. Aqui estão dois exemplos de campanhas interessantes da Disney:
1. Campanha Dream Big Princess:
A iniciativa #DreamBigPrincess desenvolvida pela Walt Disney Company visa incentivar as crianças ao redor do mundo a sonhar grande e seguir seus sonhos. A empresa desafiou um grupo de fotógrafos de todo o mundo a tirar fotos poderosas de modelos femininas da vida real, incluindo uma aspirante a atleta paraolímpica dos EUA e uma campeã de windsurf de Israel.
Cada modelo nesta campanha foi uma fonte de inspiração para as meninas com suas histórias mágicas e compete contra estereótipos negativos. O objetivo era chamar a atenção para os personagens fortes e agressivos das princesas da Disney, como Moana e Merida, para inspirar todas as garotas e apoiar seu empoderamento.
Além disso, a Disney anunciou que doaria USD1,00 para a campanha ‘Girl Up’ da ONU para qualquer postagem pública de uma foto usando #DreamBigPrincess em plataformas de mídia social. Entre as campanhas digitais da Disney, essa campanha atraiu grande atenção em todo o mundo e contribuiu tanto para o movimento do poder feminino quanto para a marca da empresa
2. “Andy Night” com 50 Andys Imaginativos:
Para outra campanha criada pela Disney, um evento chamado “Andy Night” foi organizado no Toy Story Land, localizado no Walt Disney Studios. Inspirados por Andy, o personagem criativo de Toy Story, 50 pessoas chamadas Andy foram convidadas por Walt Disney e recebidas com várias surpresas.
Em Toy Story Land, os convidados entraram em um mundo criado por Andy e celebraram sua criatividade com um evento exclusivo. Andys femininos e masculinos participaram da organização e tiveram uma noite incrível no Disney’s Hollywood Studios.
Os convidados tiveram uma experiência incrível durante o evento, projetado como parte da campanha para demonstrar o apelo de várias gerações da mais nova expansão da Disney. Você pode assistir o filme da marca sobre o evento no YouTube.
Organização de Celebrações de Aniversário
Em 6 de agosto de 2020, a Disney anunciou o lançamento de um festival familiar virtual chamado “Pixar Fest” para marcar o 25º aniversário do Toy Story da Pixar. O evento começou com uma coleção épica de filmes da Pixar no canal Disney +, masterclasses de animadores, lançamentos de novos produtos e questionários online para cinéfilos.
O programa detalhado e os watchalongs semanais foram publicados nos canais sociais da Disney, incluindo Facebook, Twitter e Instagram.
Um grande número de fãs dos filmes e produtos da Pixar acompanhou seus posts nas redes sociais e participou do festival. As postagens nas mídias sociais da Disney também atraem muita atenção com conteúdo e apresentação notáveis.
Estratégia de Mídia Social da Disney
Não há dúvida de que a Disney usa as mídias sociais para se conectar com o público de maneira muito eficaz. O compartilhamento de postagens em várias plataformas de mídia social, incluindo Facebook, Twitter e Instagram, permite que a empresa interaja com seu público por meio de uma estratégia multicanal.
Pixar, Mickey Mouse, Disney +, Disney Channel, Star Wars e outras contas da empresa compartilham constantemente fotos, vídeos, questionários e pesquisas sobre tópicos que atrairão as pessoas que provavelmente estarão interessadas em seu conteúdo.
Além das postagens diárias, a estratégia de marketing digital da Disney envolve o compartilhamento de algum conteúdo que envolverá os seguidores e os fará comentar nas postagens. A estratégia de mídia social da Disney também visa manter seus fãs envolvidos, compartilhando conteúdo estrategicamente para diferentes estilos de público.
Objetivo Social da Disney
Como uma visão global de responsabilidade social, a empresa Disney apóia os necessitados e cria várias oportunidades para que aprimorem seu mundo com inspiração. O objetivo principal é fazer a diferença por meio do poder de contar histórias e da identidade da marca.
A empresa organiza programas de caridade por meio da colaboração com outras pessoas para proporcionar conforto e inspiração juntos.
Por exemplo, a Disney Germany construiu uma parceria com a Kinderträume e.V para conceder a uma menina de 4 anos que era fã de Frozen e estava sofrendo de uma doença grave. Ela não pôde deixar o hospital para ver seu filme favorito no cinema e a Disney Alemanha lhe forneceu uma cama especial com DVD player e tela, além de vários produtos da Elsa. Dessa forma, pode-se inferir que a empresa está sempre pronta para apoiar seu público e ajuda a conquistar mais seguidores para ingressar em suas entidades beneficentes.
Estratégia de Marketing da Disney: Lealdade do Cliente por Meio da Nostalgia
Desde que foi fundada na década de 1920, a Disney tem aumentado o número de seu público em todo o mundo, criando uma impressão emocional sobre eles, aliás, foi seguindo essa fórmula que Walt Disney se tornou um empreendedor de sucesso.
Para usar essa impressão como estratégia de marketing digital, a Disney compartilha de novo conteúdo antigo muito depois de seu primeiro lançamento. Para manter a fidelidade do cliente, a Disney reviveu antigos clássicos como Aladdin, O Rei Leão e Mogli, o Menino Lobo.
Enquanto refaz o conteúdo antigo, a Disney usa o poder da nostalgia de uma forma bem planejada e eficaz. Como exemplo, os cineastas da Disney trabalharam duro na nova versão para refazer o Rei Leão com os mesmos personagens e história.
Seu trailer também era semelhante à versão anterior, como outro anúncio da Disney e estratégia de marketing. A nova versão de O Rei Leão arrecadou mais de 1,5 bilhão de dólares quando foi lançada em 2019.
Muitos pais levavam seus filhos ao cinema para mostrar seu filme preferido quando eles tinham a mesma idade. Portanto, pode-se concluir que a estratégia de marketing da Disney por meio do poder da nostalgia funcionou bem.
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