Dicas para um CV e perfil no LinkedIn impressionantes

Convidado

Até alguns anos atrás, apenas o currículo profissional importava na hora de buscar um trabalho. Hoje, com a popularização do LinkedIn, o cenário mudou bastante. Além do currículo, suas chances aumentam com um perfil completo no LinkedIn.

Com as mudanças na procura por emprego, a depender da área, não é preciso nem entregar um currículo físico. Basta se candidatar pelas plataformas de vagas, enviar um e-mail ou fazer uma candidatura pelo próprio LinkedIn. Em alguns casos, os recrutadores já enviam uma mensagem pelo chat da própria plataforma.

Por isso, ter um perfil completo e atraente no LinkedIn e um currículo completo pode te dar vantagem sobre os concorrentes. E para isso, é importante usar algumas técnicas para aumentar a visibilidade do seu perfil, como a escolha das palavras-chaves certas, assim como um especialista em SEO, que insere palavras específicas em um conteúdo para que ele tenha mais visualizações.

Como fazer um currículo para se destacar

Nos processos seletivos atuais, não basta querer chamar a atenção do RH, é preciso adaptar o seu currículo para passar pelas inteligências artificiais que fazem uma pré-seleção.

Essas ferramentas de recrutamento preditivo avaliam as palavras-chaves relacionadas a categorias como educação, competências e experiência. Para passar por essa triagem com sucesso, o candidato precisa adaptar o seu currículo com as palavras-chaves relacionadas à descrição da vaga a que está se candidatando.

Na descrição das experiências passadas e atuais, use palavras como “forte”, “domínio” e “significante” para dar maior peso a essas habilidades. Ao fazer a descrição das experiências, quantifique os resultados e evite uma descrição generalista. Siga as dicas a seguir para deixar seu currículo mais atrativo:

  • Use uma formatação simples: prefira um visual limpo, fontes que facilitam a leitura, como Arial, e boa formatação;
  • Ressalte conquistas importantes: faça um resumo profissional no início do currículo, destacando os pontos altos e as experiências da sua carreira;
  • Adapte o currículo de acordo com a vaga: nada de aproveitar um currículo para vagas diferentes, é importante personalizar.

Como construir um perfil no LinkedIn que chama a atenção dos recrutadores

Você sabia que o LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo? Nela, você pode encontrar vagas, recrutadores, empresas, novidades e tendências nas mais diversas áreas e várias possibilidades de networking. Se você busca a oportunidade dos sonhos, ela pode estar no LinkedIn. 

O primeiro passo para deixar seu perfil do LinkedIn atraente é completar o seu perfil com todas as informações. É importante fazer uma boa descrição usando palavras-chaves estratégicas, pois isso vai ajudar seu perfil a ser encontrado entre as primeiras posições pelos recrutadores.

Ter um bom título profissional é outro ponto relevante para o seu perfil. E nele você também pode buscar as palavras-chaves mais usadas para o seu cargo. Essa descrição facilita que você seja encontrado pelos recrutadores.

Capriche no resumo da sua trajetória profissional e deixe impressa a sua personalidade, isso é muito valorizado por algumas empresas. Coloque o seu cargo atual, telefone, e-mail e também formações e áreas de foco.

Ter uma boa foto de perfil também faz a diferença. Tire uma foto que passe profissionalismo. Prefira um fundo neutro e foque no rosto, o corpo não é importante. E nada de elementos engraçados ou fotos com efeito.

No campo experiência profissional, um dos mais importantes, é onde você vai descrever as atividades que exerceu nos cargos que ocupou. Lembre-se de preencher tudo de maneira coerente, completa e sem erros de português. 

Outro ponto relevante do seu perfil é a sessão de competências e recomendações. Prefira as palavras e expressões correspondentes ao conhecimento da área que você possui. Por fim, as recomendações das pessoas com quem você trabalhou, estudou ou teve algum relacionamento profissional vão trazer credibilidade para o seu perfil.

Deixe um comentário