O comércio eletrônico é uma das melhores maneiras de um varejista obter maior crescimento. Ter uma loja online torna mais fácil para sua empresa alcançar clientes em potencial. Isso talvez seja particularmente relevante em 2021, quando mais e mais pessoas estão comprando online devido à pandemia.
Para ter sucesso no comércio eletrônico, no entanto, é fundamental que você tenha uma boa estratégia de marketing. O marketing para loja online é sobre a criação de maior engajamento e conscientização em torno de uma empresa que vende serviços e produtos online, como por exemplo uma loja de sapatos que vende mocassim masculino.
Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de conteúdo digital, mídias sociais, mecanismos de busca ou campanhas publicitárias enviadas por e-mail. O objetivo é atrair potenciais clientes para a loja online, para que efetuem uma compra.
6 dicas para marketing loja online de sucesso
Felizmente, existem várias dicas que tornam o caminho para o sucesso um pouco menos acidentado. Entre outras coisas, pode ser uma boa ideia ter uma equipe que cuida do marketing da empresa – seja uma empresa externa ou os próprios funcionários da empresa.
Além disso, é importante pensar em quais canais você deseja comercializar, seja e-mail, mídia social ou similares. Pode valer a pena ter um plano de marketing claro e distinto. Além disso, é claro, o conteúdo que você comercializa é de grande importância.
- Tenha uma equipe de marketing
- Encontre canais de marketing adequados
- Faça um plano de marketing
- Conteúdo envolvente
1. Forneça ao destinatário conteúdo relevante e personalizado
Se o conteúdo de marketing para compras online tiver como objetivo envolver o destinatário, é importante que seja feito sob medida para a pessoa em questão. Quanto mais pessoal e relevante for o conteúdo, maiores serão as chances de o destinatário se envolver nele e visitar o seu site.
Isso, por sua vez, pode determinar se o destinatário faz uma compra ou não. De acordo com pesquisas, o conteúdo feito sob medida também proporcionará um relacionamento com o cliente mais duradouro.
Por exemplo, se você usar a ferramenta Page Builde, você pode criar facilmente conteúdo que será exibido para diferentes segmentos de clientes localizados em diferentes lugares no funil de compra.
Usando o Page Builder, você pode, por exemplo, usar modelos inteligentes, criar vídeos e assim por diante. Alcance o cliente com conteúdo relevante, esteja ele no início do processo de compra ou se aproximando da compra.
2. Coordenação de estratégias de marketing para loja online em diversos canais
Para ter sucesso no marketing de loja online, também é inteligente comercializar em vários canais. Seu objetivo é alcançar o cliente onde ele está. No entanto, é importante que o conteúdo que você compartilha seja coordenado entre as diferentes plataformas.
Se você administra o comércio eletrônico, pode aproveitar as vantagens dos sistemas omnicanal inteligentes que facilitam o mercado em vários canais. Um exemplo de estratégia de marketing que inclui vários canais é que você distribui pontos de fidelidade que podem ser usados em sua loja online se o usuário compartilhar o conteúdo da loja online nas redes sociais.
3. Recomendações de produtos pessoais
Além de ser capaz de oferecer ao grupo-alvo conteúdo personalizado e relevante, é inteligente dar-lhes recomendações de produtos personalizadas. De acordo com pesquisas, até 84% dos consumidores que fazem compras online procuram recomendações de produtos.
Se você faz compras online, pode estar familiarizado com esse fenômeno. Ao navegar pela loja online, você vai querer ver as avaliações dos clientes e as avaliações dos produtos, ou “os clientes que gostaram também gostaram”.
Estas são recomendações que podem formar a base para saber se o cliente irá comprar em sua loja online ou não. Na verdade, diz-se que as lojas online podem agradecer as recomendações de produtos por 31% das vendas.
No entanto, se a sua loja online tiver recomendações de produtos, você deve escolher um sistema inteligente que adapta as recomendações a diferentes clientes automaticamente. A criação manual de recomendações de produtos pode ser muito demorada, pois elas devem ser adaptadas a diferentes perfis de usuário.
4. Atendimento ao cliente em foco
Para ter sucesso no marketing de compras online, também é crucial que a loja online tenha clientes satisfeitos. Idealmente, a comunicação entre a loja online e os clientes deve ser bidirecional.
Os clientes de hoje têm grandes expectativas no que diz respeito ao atendimento ao cliente. Muitas pessoas ficam incomodadas com a lentidão na resposta a e-mails ou longas filas de telefone. Na verdade, de acordo com algumas pesquisas, 62% das empresas de hoje ignoram chamadas telefônicas de clientes.
Se você deseja oferecer um atendimento rápido e eficiente ao cliente, existe um canal que se aplica: chat ao vivo. Com a ajuda do chat ao vivo, o cliente pode obter respostas às suas perguntas em segundos ou minutos.
Através do Magento Commerce, você pode integrar facilmente o sistema com Operation, Dot Digital Chat ou sistemas de chat semelhantes. A loja online também pode ter chatbots que respondem a perguntas simples. Isso proporcionará aos clientes mais satisfeitos, o que, por sua vez, aumentará a reputação da loja online.
5. Realize análises para sua loja online regularmente
Como o comércio eletrônico é um setor em constante mudança, é aconselhável manter-se atualizado sobre o que funciona e o que não funciona quando se trata de marketing. Por exemplo, é uma boa ideia verificar como os clientes se envolvem em várias campanhas e conteúdo de texto.
Com a ajuda do Magento, você pode fazer uso de ferramentas como Business Intelligence, que facilitam a análise do comportamento entre os clientes. Isso pode ser feito em diferentes páginas e marcas.
Lembre-se de que tendências e coisas semelhantes podem ter um impacto sobre como os clientes respondem ao conteúdo de marketing. Mantenha-se atualizado e coloque-se no lugar do cliente!
6. Use métodos de marketing diferentes
Você pode fazer marketing para e-commerce via mídia social. Os canais mais adequados dependerão inteiramente de quem são seus clientes.
Depois de saber quem é seu público-alvo, é mais fácil decidir qual mídia social é a melhor para o marketing. Se, por exemplo, você precisa comercializar ofertas para clientes corporativos, o Facebook ou o LinkedIn são a escolha certa.
Também pode ser uma boa ideia usar o marketing por email. Aqui você pode enviar tudo, desde postagens de blog a ofertas. Fique à vontade para ter seu próprio blog na página da loja online, onde você pode fazer marketing de conteúdo. Além disso, não tenha medo de comercializar em canais como o YouTube.
Caso contrário, o marketing de busca como o Google está no vento como nunca antes. Com a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), você pode aumentar o tráfego orgânico por meio do Google – gratuitamente. Você também pode pagar por maior visibilidade para palavras-chave específicas.
Obtenha ajuda com marketing para loja online
O marketing para lojas online é um campo amplo e variado. Existem várias maneiras diferentes de comercializar produtos e serviços. Além disso, é importante saber que tipo de conteúdo compartilhar e com quem. O marketing personalizado é um ponto importante aqui.