Principais enfeites de árvore de Natal

Leticia

Updated on:

arvore de natal

Saiba como comprar os melhores enfeites de Natal para decorar a sua casa e descubra quais deles são os mais utilizados pelas famílias.

O fim do ano está chegando, assim como as principais festas. Os meses de dezembro e de janeiro são popularmente reconhecidos pelos enfeites nas casas, que indicam de longe que o Natal e o Ano-Novo logo serão comemorados.

Por isso, esse é o momento em que as pessoas se dedicam a comprar enfeites de Natal. A busca pode ser complicada a princípio, mas não é um bicho de sete cabeças. Com um pouco de paciência e pesquisa, tanto em lojas quanto na internet, é possível encontrar enfeites para todos os gostos!

Existem diversos tipos de enfeites que podem compor a decoração natalina do seu lar: árvore de natal, pingentes, pisca-piscas, para a porta de entrada, para os móveis, entre muitas outras opções. Com isso, se você busca escolher o enfeite ideal, basta entender qual deles vai se encaixar melhor dentro da sua casa.

Pensando nisso, preparamos este artigo para te apresentar todas as opções de enfeite e te ajudar a trazer o espírito natalino para você e sua família!

A origem dos enfeites do Natal

A tradição dos enfeites natalinos tem origem na Europa. A história conta que um grupo de padeiros, na cidade de Freiburg, na Alemanha, começou a decorar uma árvore com frutas e nozes. Então, no Ano-Novo, as crianças poderiam sacudi-la e comer o que caia.

Porém, a árvore de Natal, como nós a conhecemos, só surgiu no final do século XVI. Foi na Alsácia — antiga região da Alemanha e que, hoje, faz parte da França — que as famílias começaram a enfeitar árvores na sala de estar, ainda com comida.

O catolicismo era contra esse tipo de tradição, apoiando apenas o presépio como decoração. Então, apenas em 1982, o Papa João Paulo II aderiu a tradição ao Vaticano, adicionando uma árvore em Roma. Após esse feito, o enfeite ficou ainda mais popular em todo o mundo.

Quais são os principais enfeites para a árvore natalina?

Como adiantamos ao longo do texto, as árvores de Natal são uma das primeiras a ser lembradas. A espécie escolhida foi o pinheiro, pois, apesar do frio intenso que os países do Hemisfério Norte enfrentam em dezembro, ela mantém as suas folhas.

As bolas e os outros enfeites ajudam a decorá-la, simbolizando os seus frutos, a vida e a prosperidade. Sem contar a estrela em sua ponta, que representa o próprio menino Jesus.

Outro símbolo importante são as luzes. Os piscas e as velas encantam qualquer um! A lenda conta que um senhor alemão costumava colocar velas na sua janela para os viajantes que ali passavam. Sejam brancas, amarelas ou coloridas: elas trazem a cor do espírito natalino.

Já os famosos sinos servem para nos lembrar do nascimento de Jesus. Em muitas igrejas, são utilizados para marcar os horários. Além disso, outro motivo para o badalo é um avisar as pessoas para que se reúnam por conta de algum evento importante.

Como decorar sua casa para a época natalina?

Apesar dos enfeites citados acima serem os mais comuns, não se limite ao óbvio! Utilize a criatividade para surpreender e inovar em decorações modernas e diferentes.

Você não precisa ter uma árvore verde, pois já existem algumas com as folhas em branco, por exemplo. Ou então, pode ser interessante utilizar até mesmo as plantas que você já tem em casa.

Quando se trata das guirlandas, uma opção diferente é produzir artesanalmente a sua, de acordo com o tema que você preferir e com o material que você mais gostar. Ela pode ser de palha, com brilhos, colorida… Você que decide!

Já sobre o Papai Noel, hoje já é possível encontrá-lo em diversos modelos e diversos tamanhos. Nas lojas, encontramos desde bonecos de tamanho real, que dançam quando alguém passa à sua frente, até miniaturas para enfeitar os seus móveis e portas.

E não se esqueça das luzes! Velas artificiais, velas de LED, piscas coloridos, amarelos, brancos… Ilumine o seu Natal!

Deixe um comentário