3 dicas para tirar fotos melhores com o celular

Douglas Atina

Você quer aprender a tirar fotos melhores com o celular? Fazem apenas alguns anos em que fazer boas fotos era algo exclusivo para profissionais com câmeras caríssimas e anos de experiência. Porém os celulares chegaram para inovar nesse aspecto, graças à câmeras mobile cada vez mais avançadas e aos aplicativos de edição com inteligência artificial, hoje é possível criar fotografias de altíssima qualidade sem muito esforço (porém com um pouco de treinamento).

Mas para quem acha que é só apontar a câmera e apertar o botão, saiba que existem muitas fotografias ruins inclusive de câmeras que beiram os cem mil reais, então qualidade do equipamento não faz uma boa foto. A melhor câmera é a que você tem em mãos e sua criatividade.

Por isso, o fotógrafo de casamentos Douglas Atina, CEO da Arco e Flash Fotografia, trouxe três dicas para melhorar suas fotografias mobile.

1 – Busque ângulos diferenciados

Vegetais fotografia mobile

Você sabia que a maioria das fotos comuns são feitas na altura dos olhos? Isso por si só já é um baita motivo para você procurar outros ângulos, afinal tudo o que você menos quer é uma foto comum.
Abaixe, suba em uma árvore, busque os mais diversos ângulos, pode ser meio desastroso na hora mas o resultado é incrível. Você também pode utilizar o aplicativo SKRWT para deixar a foto mais reta.

2 – Aproveite a luz do dia

Fim de tarde

A luz natural é tudo o que você precisa, é muito difícil fazer uma foto boa de celular usando o flash, geralmente o resultado fica extremamente amador.
Aproveite a iluminação do sol e fotografe nos horários corretos (Afinal, você sabia que existem horários corretos para fotografar?). É conhecido como Golden Hour e ocorre no inicio da manhã ou no fim da tarde.

Caso você ache a foto muito clara ou escura, altere a exposição no seu aplicativo de edição favorito.

3 – Fotografe em RAW ou DNG

3 dicas para tirar fotos melhores com o celular

O RAW/DNG são fotos brutas que armazenam todas as informações no arquivo, isso significa que se sua foto ficou muito escura, as informações de luz ainda estão armazenadas então você consegue clarear na edição sem perder qualidade. Todos os celulares fotografam em JPEG por padrão, que é um formato comprimido que não tem informações, ou seja, é muito limitado em relação a edição.
Mude agora mesmo a configuração da câmera para RAW ou DNG e aproveite o potencial máximo do seu celular para fotografia, diz Douglas Atina.

Essas são algumas dicas básicas de como melhorar suas fotos com o celular, se você quer contribuir com mais algum macete, deixe um comentário.

Deixe um comentário