Como fazer diferentes tipos de fondue em casa?

Leticia

Updated on:

fondue

Aprenda como fazer essa delícia de prato na sua casa e entregue uma experiência diferente no jantar para seus convidados

Os fondues são uma ótima opção para reunir os familiares ou amigos em casa, principalmente quando o frio chega. Uma excelente característica deste tipo de refeição é a possibilidade de prepará-la de diferentes formas, com diversos ingredientes, como carne, queijo e chocolate, por exemplo.

Com o fondue, você consegue proporcionar uma deliciosa experiência gastronômica aos seus convidados. Apesar de ser um prato fino e requintado, não é nada difícil fazê-lo, desde que você tenha os utensílios apropriados e siga os passos corretos para seu preparo.

Continue a leitura para aprender como fazer diferentes tipos de fondue em casa, uma receita versátil e que pode agradar todos os tipos de paladar.

Utensílios indispensáveis no preparo de fondues

O primeiro passo para impressionar seus convidados e tornar sua noite de fondue inesquecível é separar os utensílios adequados.

Você vai precisar de:

  • Uma ou mais panelas de fondue, também conhecidas como rechauds (se diz rechô). Panelas de alumínio são para as carnes e as de cerâmica para queijo ou doce. Cada panela tem a capacidade de servir de 4 a 6 pessoas;
  • Garfinhos de fondue e potinhos para colocar molhos e os ingredientes que serão mergulhados no óleo, queijo ou opção doce.
  • Álcool e acendedor para o fogo das panelas de óleo e queijo. Para os doces, utilize uma vela embaixo da panela para manter o doce derretido e não queimá-lo. Se não tiver vela, controle a chama sempre no mínimo possível.  

Dicas de preparo

O queijo e a opção doce (chocolate preto, branco, doce de leite ou goiabada) devem ser derretidos em uma panela à parte, somente depois disso coloque esses ingredientes na panela de fondue. 

É muito interessante utilizar pães diferentes, torradas, batatas e rodelas de cenoura cozidas para mergulhar no queijo (emmental, gruyere, brie, cheddar ou gorgonzola com requeijão). 

Para o fondue de carne, utilize cortes macios e faça tiras bem fininhas para não diminuir a maciez. 

No caso dos fondues doces, se a opção for chocolate, você pode mesclar o amargo com ao leite. Para acompanhar, explore frutas frescas, secas, cookies, pão doce, marshmallows, suspiros e até casquinhas de sorvete. 

Outra dica muito interessante, é utilizar vinho tinto (de preferência seco) como bebida para acompanhar o jantar, pois cai muito bem com qualquer uma das 3 opções. 

Refrigerante e outras bebidas, principalmente as muito doces, podem apagar o brilho de seu jantar e tomar conta do sabor, afinal, trata-se de uma receita delicada que visa a união de diferentes sabores e texturas dentro da boca.

A quantidade adequada de fondue e acompanhamentos

Um dos maiores desafios na hora de se fazer o fondue não está no preparo e sim na quantidade certa de comida para cada pessoa presente no jantar. 

Deixar as pessoas com fome ou com vontade de comer mais é constrangedor e, desperdiçar alimento, também é imperdoável (afinal são ingredientes com um valor significativo).

Uma quantidade boa para saciar a todos é 300 gramas de acompanhamentos para cada convidado. Portanto, se você for servir 3 receitas, separe 120g de acompanhamentos para os salgados e deixe 60g para o doce (quantidade por pessoa).

Em resumo, se você for fazer 3 receitas de fondue para 4 até 6 pessoas, você precisará de 3 panelas cheias (carne, queijo e doce), 240g gramas de acompanhamento por pessoa para os salgados e 60g para o doce. 

Para que seu jantar com fondue seja uma experiência inesquecível e diferente aos convidados, explore sua criatividade e tenha ousadia na hora de escolher e combinar os acompanhamentos.

E então, preparado(a) para sua noite de fondue? Agora você já sabe o que é preciso para fazer essa delícia na sua casa.

Deixe um comentário