Como reformar cadeira de madeira com estofado

estofado

Neste artigo, veja como reformar cadeira de madeira com estofado. Seja se você queira fazer um serviço artesanal ou mesmo se você quer aprender a trabalhar profissionalmente, o nosso passo a passo vai te ajudar.

No entanto, saiba que esse não é um trabalho fácil. Mas quando você pega o jeito, se torna um trabalho rentável e muito simples. Até porque as habilidades vão melhorando e você consegue fazer mais, em menos tempo.

Continue lendo e saiba tudo sobre o tema.

Como reformar cadeira de madeira com estofado

Para reformar cadeira de madeira com estofado, você precisa considerar o processo inteiro: desde tirar o tecido antigo, até a escolha das espumas novas e colagem do material. Veja o nosso passo a passo:

1- Retire os grampos inferiores

Antes de mais nada, você deve ter uma bancada. Assim, você pode trabalhar com uma postura melhor. Mas se quiser fazer no chão ou em um espaço aberto, também pode. 

Assim sendo, vire a cadeira para ter acesso à parte inferior, onde estão alocados os grampos que prendem o tecido. Você deverá removê-los, bem como removeria um grampo em papel.

No entanto, essa remoção pode ser um pouco mais pesada, pois o grampo vai estar dentro da madeira. Se você não tiver um tirador de grampos, poderá usar uma faca. Mas cuidado para não quebrar a faca ou fazer o grampo saltar na direção de seus olhos, ok?

2- Remova o tecido e a espuma

O segundo passo após a remoção dos grampos é a remoção do tecido antigo. Ele vai sair bem fácil, caso não esteja colado na espuma. Se estiver colado, você poderá arrancar ou tirar a espuma por completo.

Se o tecido não estiver colado, você pode removê-lo sem causar danos. Assim, ele poderá ser usado posteriormente para outro projeto (fica a dica!). Para espumas que estiverem coladas na madeira, você pode usar um solvente ou mesmo puxar a espuma. Ficarão restos do material, mas depois você pode tirá-los mais facilmente.

3- Corte e aplique uma nova espuma

Depois que você remover todos os materiais antigos, basta começar a fazer a aplicação nova. Nesse caso, precisará cortar a espuma com um estilete e aplicá-la no assento. É muito simples. Basta fazer um corte com cerca de 1cm de margem extra nas beiradas da cadeira e aplicar em cima.

4- Corte e coloque o novo tecido

Após a espuma, você já pode colocar o novo tecido. O corte pode ser no mesmo tamanho/medida do tecido antigo. Por isso, se você conseguir tirá-lo sem rasgar, faça isso. Assim você terá um bom molde para recortar o novo revestimento.

Com o grampeador de madeira ou de tapeceiro, você poderá colocar grampos na parte de baixo. Prenda o tecido de um lado e estique o tecido. Depois, prenda o outro lado e pronto!

Melhor espuma para reformar cadeira de madeira com estofado

Ao reformar cadeira de madeira com estofado, você poderá reaproveitar a espuma atual ou colocar uma nova. Se a espuma estiver intacta, não há motivos para trocá-la. Mas se você quiser uma espuma um pouco mais alta ou mais grossa, então sim a troca pode ser feita.

Existem inúmeros modelos diferentes de espuma. Para cadeiras, uma espuma de densidade alta pode ser uma boa ideia. Procure pela densidade nas especificações da espuma que você vai comprar. Quanto mais densidade, mais matéria prima por metro cúbico e mais dura é a espuma.

Busque, também, espumas mais espessas. Entre 7cm a 15cm de espessura é o ideal. Assim você terá uma cadeira mais alta e mais confortável.

Melhor tecido para reformar cadeira de madeira com estofado

Os melhores tecidos para reformar cadeira de madeira com estofado são aqueles tecidos que combinam com a decoração. Já que você vai reformar a cadeira, escolha um tecido que combine com a cozinha. Opte por cores que você goste e, preferencialmente, cores escuras. Assim, a cadeira tende a não sujar muito.

Tecidos impermeáveis são ótimos para cadeiras de ambientes externos. O tecido suede é ótimo para cadeiras internas. E o tecido de couro impermeável é ótimo para cadeiras com um aspecto mais elegante e charmoso.

Ferramentas para reformar cadeira de madeira com estofado

Não esqueça de ter todas as ferramentas básicas para fazer a reforma de maneira mais fácil. Embora você possa usar vários itens que já tem em casa, alguns outros precisam ser comprados. Veja quais:

Grampos e grampeador

Ter um grampeador profissional para o trabalho é fundamental. Afinal, você precisa de um grampeador que perfume a madeira e mantenha o tecido bem firme, sem rasgá-lo.

Cola de contato

A cola de contato é ótima para grudar a espuma na madeira. Se você quiser, poderá reformar a cadeira com estofado sem cola de contato. No entanto, a espuma pode “dançar” em cima da cadeira com o passar do tempo. E com a cola, isso não acontece.

Estilete ou faca de corte fino

Um bom estilete ou uma faca de corte fino será fundamental para cortar a espuma. Principalmente as espumas mais grossas, em que a tesoura não terá profundidade suficiente.

Mãos à obra!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário