O que é ar-condicionado split?

ar-condicionado

Conheça as principais características do modelo e descubra suas vantagens

Não é novidade para ninguém que o verão no Brasil costuma castigar os cidadãos com as altas temperaturas. Mesmo em regiões mais frias, como o sul do país, o calor tem batido recorde nos últimos anos e exigido cuidados para garantir a saúde e o bem-estar, principalmente de crianças e idosos.

Os mais comuns deles são a hidratação, a boa alimentação e a redução artificial da temperatura, com o apoio de aparelhos de ar-condicionado split, janela ou portátil, por exemplo. Eles são responsáveis por ajudar a refrescar os ambientes e deixá-los mais agradáveis.

O modelo split é um dos mais utilizados no país atualmente e se divide em duas categorias: convencional e inverter. Embora sejam semelhantes entre si, cada um tem características e vantagens específicas. Para entender mais sobre as categorias, continue a leitura.

Funcionamento básico do modelo split

Conhecido por substituir o modelo tradicional de janela, o ar-condicionado split costuma ser mais moderno, ocupar menos espaço onde é instalado e, ainda, ser mais silencioso que outras categorias do aparelho, como o portátil.

Basicamente, seu funcionamento se baseia na presença do circuito frigorígeno, um sistema composto pelas três partes principais — compressor, condensador e evaporador — e suas tubulações de apoio. O ciclo de atividade deste sistema é o que capta o ar quente do ambiente e o devolve refrigerado ao espaço.

O que diferencia as categorias convencional e inverter é uma funcionalidade específica no inverter: não desligar em nenhum momento. O que acontece é que o ar-condicionado split consegue alterar sua compressão para inverter a frequência de controle da compressão. Com isso, ele se ajusta para reduzir o funcionamento sem desligar completamente.

Embora possa parecer controverso, essa característica é fundamental para trazer economia. Isso porque o processo de ligar e desligar o aparelho é um dos principais motivos para o aumento da energia e da luz elétrica em relação ao ar-condicionado, já que o aparelho precisa recomeçar totalmente a atividade após o desligamento.

Entendendo o básico do funcionamento do aparelho e a principal diferença entre um modelo e outro, é possível destacar as principais vantagens e desvantagens tanto do split convencional quanto do split inverter. Abaixo, veja quais são.

Vantagens do split convencional

O modelo split convencional já é, por si só, um aparelho moderno, silencioso e econômico, que são algumas de suas principais características em comparação a outros modelos de ar-condicionado, com exceção do split inverter. Quando comparado ao split, há uma vantagem em destaque: o preço.

Por ser relativamente mais simples e não contar com a tecnologia inverter, que evita que o aparelho desligue completamente, o split convencional geralmente tem um preço mais em conta. A diferença costuma ficar em poucas centenas de reais para  a mesma marca, mas pode chegar a mais de R$ 1000.

Portanto, para quem prioriza o preço e busca um aparelho de ar-condicionado moderno e com boa relação custo-benefício, a escolha pelo split convencional pode ser bastante adequada.

Vantagens do split inverter

Esse modelo, por sua vez, oferece outras vantagens para o consumidor. Ao evitar a necessidade do desligamento completo, a tecnologia inverter oferece uma vantagem primordial nos dias de hoje: a economia de energia elétrica (e, consequentemente, de dinheiro). Estima-se que a redução no consumo de energia pode chegar a 60%.

A ausência do processo de desligar e ligar o aparelho também ajuda a aumentar a vida útil, já que reduz o desgaste do sistema, e promove a sustentabilidade, uma vez que gasta menos energia elétrica.

Por outro lado, os benefícios do modelo também causam um aumento considerável no preço inicial do produto, que pode ultrapassar os R$ 2.500. De toda forma, caso o consumidor tenha o dinheiro disponível para a compra, a escolha costuma compensar a longo prazo devido à economia de energia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário