Se hoje o mercado de trabalho é complicado para os jovens, o que dizer para pessoas acima dos 50 anos… e, justamente, em um momento onde o desemprego vem falando mais alto e os salários já não dão conta para o próprio sustento, imagina no caso de ainda ter que sustentar filhos e netos.
Embora pensar em idosos no mercado de trabalho possa parecer algo improvável, está cada dia mais comum as pessoas adiarem suas aposentadorias, ou mesmo, retornarem ao mercado para poder sustentar a casa.
No mais, o baixo valor de aposentadoria, somado ao fato de ter que prover o sustento da família, mesmo após uma certa idade, e ainda à sensação de solidão ou de inutilidade, isso tudo está trazendo de volta o idoso ao mercado de trabalho.
E, diga-se de passagem, o próprio perfil de uma pessoa considerada idosa mudou, porque hoje alguém acima de 60 anos ainda se mostra saudável e super ativa.
Assim, envelhecer não é mais sinônimo de repouso, pois cada vez mais, a terceira idade vem se inserindo no mercado de trabalho.
Aumentar a renda
Solidão e autoestima à parte, o fato é que, com o custo de vida cada vez mais elevado, os mais velhos estão precisando buscar fontes de renda que sejam condizentes com a sua realidade.
É preciso considerar, também, que hoje as pessoas estão vivendo mais, segundo dados do Think with Google, um estudo feito em 35 países desenvolvidos mostra que a longevidade e a produtividade estão intimamente ligadas.
E mais, ainda de acordo com esse estudo, a produtividade dos mais velhos é maior do que a dos mais jovens, já que os idosos já passaram por vários estágios da vida, se dedicando menos em formar família, fazer uma faculdade ou criar filhos, ou seja, são mais comprometidos com o trabalho, o colocando em primeiro lugar.
Informática para idosos
Embora, em um primeiro momento, a Internet possa sim, parecer uma grande vilã para os idosos, basta um pouco de paciência para que eles percebam que ela pode ser uma grande aliada.
A prova disso é que, nos últimos anos, se observou um salto no número de pessoas com 60 anos ou mais que utilizam a internet.
Na verdade, é preciso considerar que o boom da Internet aconteceu no início dos anos 2000, e quem tem 60 anos hoje, tinha 40 naquela ocasião, ou seja, ainda bem jovem e atento às mudanças.
Por isso, é mais fácil hoje um idoso ter mais intimidade com a tecnologia do que no início dos anos 2000, por exemplo.
Enfim, os mais velhos, atualmente sabem a importância de pelo menos ter conhecimentos da informática básica, eles testemunharam o surgimento da Internet e a popularização da tecnologia, assim sendo, têm experiência em utilizá-la.
Porque aprender informática
O grande problema, no entanto, é que essa faixa etária, acima dos 60, que utiliza a internet, faz isso mais como uma forma de lazer ou para se comunicar com amigos e parentes.
O fato é que idosos que querem retornar ao mercado de trabalho precisam saber usar a internet como uma ferramenta facilitadora das tarefas e não apenas como lazer.
Por isso, tem se observado um crescimento enorme da procura por cursos de informática básica por parte da terceira idade, justamente, para fazer da internet uma aliada na hora de retornar ao mercado de trabalho.
A experiência somada à tecnologia, sem dúvida, pode abrir muitas portas, e temos muitos exemplos de empresas no Brasil e no mundo que estão apostando nessa mão de obra mais experiente.
Como a aposentadoria vive um momento de muitas incertezas, de uma assustadora instabilidade, é mais do que previsível que pessoas pertencentes à terceira idade queiram continuar trabalhando ou retornar para o mercado de trabalho, ou ainda, empreender de alguma forma.
Mas como retornar a um mercado tão disputado e onde a tecnologia está presente em todos os setores? A resposta nem poderia ser outra: apostando em cursos!
E hoje existem excelentes opções gratuitas e online de cursos de informática que ensinam desde o início, tudo o que é preciso saber para dominar a tecnologia, que podem ser ótimas estratégias para quem quer disputar uma vaga de trabalho somando à experiência, a capacitação.