Rota das Emoções: percurso nordestino para turistas que amam beleza e cultura

Leticia

Updated on:

Rota das Emoções

O Nordeste possui diversos lugares incríveis para se conhecer e viver experiências inesquecíveis. Um deles são as cidades que formam a famosa “Rota das Emoções”. Você ainda não a conhece? Veja por que incluí-las no roteiro da sua próxima viagem!

O Nordeste é conhecido por ser a principal região turística do país. Ao atrair milhões de visitantes nacionais e estrangeiros a cada ano, é difícil escolher um só lugar para conhecer durante uma viagem.

A diversidade dessa região consegue agradar os mais diferentes perfis de turistas — seja aqueles que adoram visitar cidades históricas, com monumentos que possuem séculos de vida, seja os que adoram um contato mais profundo com a natureza ou os que gostam de uma vida cultural esplendorosa em outros momentos que não só o carnaval ou o São João.

Você já ouviu falar da Rota das Emoções? Esse percurso passa por três estados (Piauí, Maranhão e Ceará) e, além de paisagens estonteantes, oferece muita aventura e ótima gastronomia. Antes de comprar as suas passagens Guanabara, confira o que conhecer nesse percurso!

O que é

A Rota das Emoções é um roteiro para quem gosta de sol, comida boa, diversidade de culturas e natureza. São cerca de 500 quilômetros que atravessam esses três estados, reunindo dunas de areia dourada, mares de águas cristalinas, fauna e flora únicas.

Essa rota é composta por nada menos que 14 municípios. No Ceará, estão Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Camocim, Barroquinha e Chaval. Já no Maranhão, pode-se visitar Araioses, Tutóia, Barreirinhas, Paulino Neves e Santo Amaro do Maranhão. Por fim, no Piauí, existem Parnaíba, Cajueiro da Praia (Barra Grande), Ilha Grande e Luís Correia.

Principais pontos

Existem três pontos mais famosos nesse roteiro. O primeiro deles é a bela Jericoacoara, no Ceará, considerada uma das dez praias mais bonitas do mundo. Localizada em uma pequena vila de pescadores, é possível curtir um bom forró e  fazer passeios em canoas e buggy pela região.

Outro ponto é o belo Delta do rio Parnaíba, no Piauí. Um dos maiores deltas das américas possui uma mistura de lindos espelhos d’água, dunas, mangues e lagoas — um mix de biomas tipicamente nordestinos!

O último lugar imperdível são os famosos lençóis maranhenses. Formados por dunas impressionantes, que abrigam lagoas na época mais chuvosa do ano, esse é o passeio ideal para quem curte descansar e curtir uma gastronomia típica!

Planejamento

Por se tratar de um roteiro longo, é recomendado permanecer pelo menos doze dias na região para percorrer toda a rota. Mas vale lembrar que a duração é definida pelos viajantes, que podem passar mais alguns dias nos lugares que gostaram mais.

Na alta temporada (verão), é preciso atenção para não deixar as coisas para a última hora, pois corre o risco de não conseguir vagas em pousadas locais. Por isso, é recomendado começar a planejar com quatro meses de antecedência, para preparar tudo com calma, tendo tempo de comparar preços e opções.

Via de regra, os meses de julho e agosto são os mais indicados para percorrer a Rota das Emoções, já que é nesse momento que os lençóis maranhenses estão com suas lagoas cheias, o que permite curtir as dunas tendo lagoas lindas para se banhar e se refrescar no calor.

Quem gosta de praticar esportes diferentes, vai se apaixonar pelo kitesurf, é uma ótima opção especialmente entre agosto e dezembro, período em que os ventos estão mais fortes, portanto, perfeitos para esse esporte.

Para quem mora fora do nordeste, é recomendado pegar um voo até uma das três capitais (São Luís, Fortaleza ou Teresina) e então ir de carro ou ônibus para os municípios incluídos na rota. Quem mora no nordeste pode avaliar a possibilidade de viajar de carro, o que confere bastante conforto e flexibilidade na hora de se deslocar entre uma cidade e outra.

Deixe um comentário