Este artigo já se inicia com o seguinte questionamento: Será que o Rock in Rio acontecerá em 2021?
Devido a pandemia do Covid-19 o setor de eventos foi um dos que mais sofreu prejuízos devido a cancelamentos e adiamentos. Há quase um ano que apresentações artísticas e shows com grande aglomeração de pessoas deixaram de acontecer. Com isso lives e apresentações no formato de drive-in ocorreram, mas esses eventos nem se comparam as apresentações que aconteciam antes da pandemia. Em Janeiro de 2021 a vacina Coronavac começou a ser aplicada em profissionais da saúde e em idosos, porém ainda falta muito para que toda a população seja vacinada.
Em um comunicado enviado ao Correio Brasiliense a produção afirma que as datas do festival no Brasil e em Portugal estão mantidas até o presente momento. O Festival contará com atrações como Megadeth, Sepultura, Iron Maiden e Dream Theater.
Comunicado divulgado pela produção do Rock in Rio
“As edições do Rio de Janeiro (24, 25, 26 e 30 de setembro e 01, 02 e 03 de outubro) e Lisboa (19, 20, 26 e 27 de junho de 2021) estão confirmadas. O Rock in Rio está acompanhando todas as decisões governamentais e cenários nos países em que é realizado, avaliando as condições para que, este ano, possa ser realizado sem colocar em risco a saúde de todos. Vale ressaltar que segue rigorosamente as determinações dos órgãos competentes nacionais e internacionais. O festival reforça que terá sempre como principal preocupação a segurança e o bem estar do público.”
Ancelmo Gois, em uma matéria no Jornal O Globo afirma que a produção do festival acredita que 50% da população brasileira estará vacinada até a realização da edição 2021 do festival. Acho que a produção do Rock in Rio está muito otimista na sua estimativa, uma vez que a vacina mal começou a ser aplicada. Um festival que reúne 100 mil pessoas acontecer em plena pandemia, em um país que teve 220 mil mortos por Covid-19 é uma loucura. No dia 09 de Março de 2021 os ingressos começam a serem vendidos, se por ventura o festival for cancelado,os fãs provavelmente terão dificuldade em ter seu dinheiro de volta, uma vez que segundo a Lei nº 14.046/2020 produtores de eventos não são obrigados a reembolsar clientes em caso de adiamento ou cancelamento, podendo oferecer em troca uma espécie de bônus em eventos futuros. Os fãs que pretendem comprar ingressos para o Rock in Rio devem se atentar a essa questão, se o evento for adiado, além de não ter o dinheiro de volta, podem não ver a atração que tanto desejam, pois em casos de cancelamentos é difícil conseguir espaço na agenda apertada de artistas mundialmente reconhecidos.
A incerteza e a esperança pairam no ar, o que resta é aguardar os próximos capítulos.