Sem dúvida, um dos maiores desafios no cenário atual é conseguir enfrentar os momentos difíceis do mercado, afinal, o mundo inteiro vive uma crise, em função do afastamento social pelo coronavírus (COVID-19), e muitas empresas estão em recesso e outras tantas chegaram a fechar suas portas.
Assim, se já estávamos enfrentando uma grande crise econômica no país, com a pandemia, esse panorama só piorou, basta considerar que, segundo dados do IBGE, em apenas três anos, mais de 341,6 mil empresas fecharam no Brasil, isso antes da pandemia.
Não demorou para empresas de todo o tamanho sentirem o impacto da crise, aumentando o desemprego, assim como a falta de oportunidades.
Mas o que fazer? Esperar a crise passar? Mudar de ramo? Se reinventar?
Quem respondeu se reinventar, acertou.
Pesquisas apontam que essa tem sido a solução tanto para empresas como para quem se viu sem emprego ou perspectivas.
Mas como se reinventar?
Então, falar muitas vezes é fácil, até porque só quem tem que colocar comida na mesa ou contas para pagar sabe como é difícil, em momentos de crise e desespero, ter calma suficiente para pensar em estratégias.
A boa notícia, no entanto, é que grandes ideias nasceram de uma crise. Muitas vezes a situação cômoda e confortável nos impede de pensar grande, de ousar.
Mas como ousar em meio a uma crise?
Quando se fala em ousar, ninguém está falando em algo impossível, mas em olhar para o que pode ser feito com outros olhos. Por exemplo, muitas vezes o que tem como um hobby pode se transformar em uma boa fonte de renda.
Às vezes uma qualidade específica pode ser transformada em fonte de renda. Por exemplo, durante essa crise, muita gente descobriu na receita de um doce ou outro alimento, sempre muito elogiado pela família e amigos, como uma receita de sucesso.
Isso é ousar, descobrir uma fonte de renda ainda não considerada.
Mas e se eu não tiver nenhum hobby ou talento culinário? Claro que a ousadia não se restringe a isso, mas em pensar fora da caixinha, e nessa conta pode entrar algum interesse específico, por exemplo.
Apostar em cursos online
E é nessa hora, quando se tem que enfrentar uma séria crise que devemos procurar abrir o leque de possibilidades, nesse sentido, além do hobby e de algum talento culinário específico, é preciso considerar aquela gostar de cuidar, de prestar socorros, de consertar coisas, enfim, olhar com carinho para as muitas possibilidades de se aperfeiçoar em algo de seu interesse que não, necessariamente, esteja dentro de seu ramo de atuação atual.
É preciso ter em mente que as opções de capacitações online cresceram muito atualmente, principalmente, com o distanciamento social imposto em função da pandemia, inclusive com diversas opções de cursos online gratuitos.
Nesse sentido, até quem não queira mudar de ramo, por exemplo, pode procurar se aperfeiçoar, se atualizar e, até mesmo, somar habilidades, o que só vai contribuir para sua vida profissional, melhorando o currículo e garantindo melhores condições de disputar uma vaga de emprego.
Invista em treinamento e capacitação
Como foi dito, o mercado está saturado, assim, ganha ponto na disputa por qualquer vaga de emprego quem mais capacitação demonstrar.
Por outro lado, quem deseja empreender, ser dono do próprio negócio, precisa se especializar.
A boa notícia é que existem cursos de todos os tipos, justamente, pensados em capacitar, treinar e até preparar pessoas para administrarem seus próprios negócios.
E sabe o que é melhor? É que muitos desses cursos online são completamente gratuitos.
Enfim, o mundo inteiro está passando por uma crise sem precedentes, com todos os setores sendo afetados profundamente, por isso, buscar se capacitar e ficar em dia com as tecnologias se tornaram medidas urgentes, e felizmente, existem cursos para todos os fins e setores, ótimos para quem quer se aprimorar, mudar de carreira ou se reinventar.