9 Soft Skills mais Valorizadas no Mercado de Trabalho

Isaias Menezes Silva

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As soft skills são habilidades interpessoais e competências identificadas no comportamento humano, especialmente no ambiente de trabalho e estudo. 

Diferentemente das hard skills, que correspondem aos conhecimentos técnicos sobre determinados sistemas, ferramentas e procedimentos, as soft skills estão relacionadas à inteligência emocional, que por sua vez, pode ser definida como a capacidade de identificar sentimentos e emoções.

Não é difícil notar que as empresas estão cada vez mais “plurais” no que se refere ao quadro de colaboradores e buscam na tecnologia uma aliada para otimizar processos. 

Diante desse cenário, os empregadores estão de olho nas habilidades que geralmente não estão descritas no currículo, mas que fazem toda a diferença na hora da contratação, e você, não pode deixar de desenvolvê-las!

Soft Skills - as mais valorizadas no trabalho
Créditos:  Ronald Carreño por Pixabay 

9 soft skills mais valorizadas no trabalho

Foram anos de qualificação profissional, realizando cursos e treinamentos específicos para a área que você deseja atuar. Mas, mesmo com a capacitação necessária, você não é aprovado(a) nas entrevistas de emprego e não consegue entender o porquê.

É lógico que as empresas buscam profissionais tecnicamente qualificados. Fatores como experiência e formação acadêmica são requisitos obrigatórios para a grande maioria das vagas de emprego, porém, existem outras questões avaliadas pelos recrutadores na hora de selecionar candidatos, entre elas, as soft skills.

Você vai conhecer agora quais são as 9 soft skills mais valorizadas no trabalho, com base em um estudo disponível no site da Forbes.

1 – Comunicação

Saber se expressar é uma dificuldade para muitas pessoas. Utilizar as palavras adequadas no momento oportuno, dialogar para solucionar conflitos e informar problemas são ações fundamentais em organizações de todos os setores. 

Um profissional comunicativo é aquele preocupado em estabelecer o entendimento, ciente de que a informação é a base para o planejamento estratégico. 

Além disso, é importante destacar todos os problemas que a comunicação eficaz soluciona, seja no campo das relações interpessoais, seja na conquista de bons negócios com clientes e fornecedores.

2 – Liderança

Conduzir processos e pessoas é uma das soft skills indispensáveis para profissionais que buscam a construção de uma carreira sólida. 

A figura do líder representa confiança, segurança e determinação. É aquele membro da equipe que pode ser consultado para esclarecer dúvidas, orientar e direcionar sua equipe, e para tanto, é preciso desenvolver relações interpessoais e sempre se preocupar com o coletivo. 

Liderar não é uma tarefa fácil, porém, é uma das mais prazerosas, justamente pela representatividade de um líder para a empresa e seus colaboradores.

3 – Empatia

Você tem uma série de atividades para concluir, assim como seus colegas de trabalho. Ocorre que eles estão com dificuldade em algumas delas, mas como não pediram sua ajuda, você acompanha a situação e segue sua rotina. 

Esse é um exemplo de “falta de empatia” no trabalho, quando os funcionários se limitam aos seus setores, atribuições e agendas. 

Identificar uma dificuldade e oferecer ajuda, mesmo quando o problema parecer fora do seu alcance de atuação, é um gesto de empatia, que por sua vez desencadeia o fortalecimento das relações no ambiente de trabalho. 

4 – Resiliência

As empresas querem colaboradores engajados em objetivos comuns e que tenham disposição para superar as dificuldades do dia a dia, algo estritamente relacionado à resiliência. 

Ser resiliente significa saber lidar com problemas, adaptar-se às mudanças e resistir a cenários de pressão, como o cumprimento de prazos e metas.

É na dificuldade que conhecemos as pessoas. É na dificuldade que os líderes identificam potenciais lideranças. Portanto, mesmo quando estiver diante de um grande desafio profissional, faça o seu melhor e transmita confiança em suas ações.

5 – Trabalho em equipe

Nenhum profissional é autossuficiente. O trabalho em equipe exige a compreensão de que todos os colaboradores são peças da mesma engrenagem e que ela precisa funcionar da melhor maneira possível. 

Uma equipe produtiva é formada por pessoas que diferem em vários aspectos, sejam eles a cultura, religião ou posicionamento político.

A habilidade de respeitar essas diferenças e focar no trabalho é uma soft skill extremamente necessária para qualquer empresa, pois cria um ambiente de trabalho saudável, onde as pessoas têm prazer em estar e pertencer. 

A equipe é o time que joga junto, que dá suporte e assistência. Que comemora a vitória, mas que se reúne para entender o porquê de um resultado negativo. A equipe é aquela que não julga e procura sempre a harmonia de ideias, forças e inspirações. 

6 – Criatividade

Ter boas ideias, estudar possibilidades, colocar energia em um propósito e trabalhar para que ele se torne algo concreto. 

A criatividade é uma soft skill que depende muito da percepção de oportunidades, da sensibilidade e do olhar visionário que poucos desenvolvem no ambiente do trabalho. 


Dedicar alguns minutos do dia para refletir sobre “otimização dos processos” e “melhorias no relacionamento com os clientes” é um dos fatores que estimulam a criatividade, assim como a leitura e a atualização por meio de cursos de extensão.

7 – Flexibilidade

Flexibilidade e adaptação são habilidades muito requisitadas nas mais diversas áreas profissionais, especialmente pelo avanço da tecnologia e seus impactos na rotina das organizações. 

Um profissional flexível é aquele que, primeiramente, entende a necessidade de mudança no modo como atua e que se coloca à disposição para novas experiências. 

Muitos profissionais reagem com estranheza quando recebem a proposta de mudar de cargo ou quando precisam modificar o processo que realizam no cumprimento de suas atribuições. É aí que se identifica a falta de flexibilidade.

Nesse sentido, vale muito a pena investir no desenvolvimento desta habilidade, que vai de encontro aos reflexos da evolução tecnológica e da necessidade de se adaptar ao presente, como ocorreu com muitas empresas que aderiram ao home office por conta da pandemia do novo coronavírus

8 – Automotivação

A razão de estar em uma empresa deve ir além da necessidade de trabalhar. 

Deve ser uma busca constante pela excelência profissional e isso tem a ver com o que estimula o desejo de obter melhores resultados em tudo o que se faz. 

Motivações externas, como boas condições de trabalho e salário são fatores que estimulam o colaborador a dar o seu melhor, mas existem as motivações internas que são tão ou até mesmo mais instigantes. 

O que te faz atingir uma meta? Provar para si mesmo que você é capaz de vencer esse desafio é algo que fortalecerá sua autoestima e fará com que seu desempenho evolua constantemente. 

9 – Gestão de tempo

Certamente, você é ou conhece um profissional multitarefa, aquele que assume mais de uma responsabilidade no trabalho e precisa de muita disciplina para dar conta dos compromissos no tempo certo. 

Com o volume crescente de tarefas, muitos encontram dificuldades em estabelecer uma rotina produtiva e se sentem “atolados” em suas atribuições. 

A gestão de tempo é justamente a soft skill do planejamento que o profissional realiza para executar e controlar atividades no tempo correto e com qualidade. 

Em resumo: as empresas buscam colaboradores produtivos, capazes de organizar sua agenda de trabalho de forma prática e efetiva, respeitando prazos, regras e superando expectativas.

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Quais soft skills você precisa desenvolver?

Todas as soft skills listadas necessitam desenvolvimento contínuo, mas, dependendo da sua profissão, do seu local de trabalho ou se você quer mudar de emprego, talvez seja interessante dedicar esforços e melhorar alguma em específico. 

Se você tem dificuldades para trabalhar em equipe, busque uma aproximação com seu time e tente mostrar um pouco mais da sua personalidade nas reuniões. A identificação por gostos musicais, esportivos e culturais é um exemplo de como pode ser simples criar boas conexões no ambiente corporativo. 

De qualquer forma, a intenção deste artigo é ressaltar que o preparo emocional é tão importante quanto a capacitação técnica na formação do perfil profissional e que os recrutadores não estão interessados apenas em saber o que você sabe fazer, mas, sobretudo, em quem você é.

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