Conseguir emprego pelo LinkedIn é algo plenamente possível, mas para isso, é necessário ter um perfil atrativo e saber utilizar a plataforma estrategicamente, começando pelo entendimento de seu propósito e utilização.
Desde 2003, ano de seu lançamento, o LinkedIn sustenta o posto de maior rede de negócios da internet em todo o mundo, conectando empresas e profissionais em um ambiente virtual de muito aprendizado e oportunidades.
Diferentemente de outras redes sociais, o LinkedIn foca na temática “carreira” e estimula seus usuários na promoção de materiais associados ao universo das profissões e seus desafios.
Assim, a plataforma se configura como uma excelente ferramenta para quem está em busca de trabalho, pois reúne anúncios de vagas de emprego, permite a proximidade dos candidatos com os recrutadores e alimenta os usuários com conteúdos segmentados.
Mas não basta criar um perfil no LinkedIn para “entrar no jogo”. É preciso estar preparado para ser notado em meio a tanta gente qualificada e em busca de oportunidades.
7 passos para conseguir emprego pelo LinkedIn
Primeiro, é preciso entender que o LinkedIn é uma plataforma que possibilita a conexão entre empresas e profissionais, e dessa forma, o papel da rede será de promover esse “encontro virtual” a partir da divulgação do anúncio de vagas e de postagens nos feeds dos perfis.
Para se ter uma ideia, mais de 30 milhões de empresas em todo o mundo utilizam o LinkedIn para contratações por meio de um serviço oferecido pela plataforma. Além disso, empresas e recrutadores também utilizam a rede para divulgar vagas no feed, e assim, atrair talentos de forma orgânica.
Há também a figura do Headhunter, que é o profissional responsável por localizar o candidato ideal para uma vaga de emprego. Muitos utilizam o LinkedIn para essa finalidade e fazem contato a fim de divulgar uma vaga aos profissionais mais qualificados.
Ou seja: existem muitas formas de conseguir emprego pelo Linkedin, considerando que a rede também é utilizada como um espaço de divulgação de vagas, porém, é preciso ter atitude na busca por recolocação profissional e esse fator destaca qualquer candidato para além do seu currículo.
Então, confira as dicas e saiba o que fazer para ter sucesso na busca por emprego utilizando o LinkedIn!
1. Atualize seu perfil constantemente
Complete o perfil do LinkedIn com as principais informações sobre formação acadêmica e experiências profissionais, a começar pela descrição do cargo ou área de atuação.
Imagine como os recrutadores farão buscas por profissionais e terá uma ideia do que precisa fazer: indique em seu perfil qual sua formação, ou então, quais cargos já ocupou.
Exemplo: João Medeiros, Tecnólogo em Logística/Auxiliar Administrativo/Vendas
Nas buscas do LinkedIn, esse é o tipo de informação que aparece sobre cada perfil, e claro, são as mais importantes para despertar o interesse dos recrutadores.
Também é necessário incluir uma breve apresentação do perfil pessoal e profissional no campo “Sobre”. Aqui, vale a pena destacar a formação acadêmica e as principais experiências profissionais, assim como participações em eventos e projetos sociais desenvolvidos, como voluntariado, por exemplo.
É o momento de destacar soft skills e revelar características positivas da personalidade aplicada ao ambiente de trabalho, como comunicação, trabalho em equipe e pró-atividade.
A cada novo curso concluído e a cada nova experiência de trabalho, inclusive em projetos sociais, insira os certificados e informações no perfil e mantenha-o sempre atualizado. Os detalhes farão seu perfil se destacar na multidão!
2. Faça conexões e siga perfis de empreendedores, Headhunters e Agências de RH
No LinkedIn, as conexões não são necessariamente “amizades”, e portanto, não é preciso ter receio de enviar uma solicitação de contato ou mensagem.
Contatos profissionais são um grande trunfo para conseguir emprego pelo LinkedIn, tanto pelo potencial de indicação, como pela possibilidade de alcançar vagas por meio das atualizações de postagens no feed.
Busque por perfis que tenham afinidades com o seu, ou seja, pessoas que atuam na mesma área que você. Além disso, fique de olho nos perfis de negócios relacionados a recrutamento e seleção, especialmente os de empreendedores, Headhunters e agências de RH.
Siga e comente nas publicações desses perfis sempre que julgar pertinente. Demonstre seu interesse no contato, na troca de experiências e aproveite o espaço para indicar que você está disponível para novos desafios profissionais.
Seja cordial e utilize de linguagem culta para se comunicar no LinkedIn. Cuidado para não confundi-lo com outras redes, onde são postados conteúdos que revelam detalhes da intimidade e das ideologias dos usuários.
3. Publique artigos e conte suas experiências
Quantos desafios você já superou em sua trajetória? Quantos aprendizados e quantas experiências acumula em seu currículo?
Dividir essas “memórias” com os outros usuários da rede é uma ótima maneira de se destacar no LinkedIn e ganhar a atenção das empresas.
Existem diversos exemplos de como essa prática traz resultados positivos para quem está buscando emprego, pois acaba por revelar um pouco da essência do candidato e sua gana por recolocação profissional.
Descreva um momento de superação em sua carreira ou uma situação do cotidiano que te fez tomar uma decisão muito importante e transforme o relato em um incentivo para que outros possam utilizá-lo como referência.
O engajamento com publicações de “superação” e “persistência” é muito alto: as pessoas de fato se identificam com o que é real, pois, praticamente, todos nós já passamos por alguma situação de dificuldade ou de falta de esperança em dias melhores na vida profissional.
4. Compartilhe suas conquistas
Você terá mais sucesso na missão de conseguir emprego pelo LinkedIn se souber como atrair um público interativo em seu perfil.
Por isso, precisa se tornar uma boa referência profissional na rede, e isso é possível a partir do tipo de conteúdo que compartilhar e da frequência com que estiver presente na rede.
É inspirador acompanhar perfis que dividem suas conquistas e aprendizados, seja por meio da conclusão de um curso ou da aprovação em programas que oferecem bolsas de estudos.
O poder de influenciar pessoas é comum a todos nós e para trabalhar essa habilidade é preciso destacar o que trazemos de mais interessante em nossa essência para o relacionamento com o mundo.
Quando compartilhar o certificado de conclusão de um curso, descreva um pouco sobre a experiência de adquirir aquele novo conhecimento e o que pretende fazer com ele.
Essa atitude vai revelar muitos aspectos positivos da sua personalidade aplicada ao ambiente de trabalho.
5. Participe de grupos de emprego
É muito importante participar de grupos para conseguir emprego pelo LinkedIn por dois motivos específicos.
Primeiro: os grupos concentram o anúncio de vagas que muitas vezes são anunciadas diretamente pelos recrutadores. É a oportunidade de entrar em contato direto com quem será responsável pela contratação, diferentemente dos anúncios que estão nos perfis de empresas.
Dessa forma, o candidato tem a chance de enviar uma mensagem ao recrutador e demonstrar seu interesse pela oportunidade, estabelecendo um contato mais próximo rumo à contratação.
Segundo: os grupos são direcionados para vagas e regiões específicas, o que torna a busca por trabalho muito mais eficaz.
Assim, você pode participar apenas de grupos de profissionais que compartilham das mesmas expectativas e interesses, bem como de empresas e recrutadores que oferecem vagas compatíveis com o seu perfil.
6. Configure o alerta de vagas e receba oportunidades por e-mail
Não tenha dúvidas: para conseguir emprego pelo LinkedIn é preciso ir atrás das melhores oportunidades e a própria rede ajuda os candidatos nessa missão por meio de serviços práticos e gratuitos.
Um deles é o alerta de vagas, que envia diariamente uma lista de oportunidades de trabalho por e-mail aos usuários que se cadastram na plataforma, de acordo com as configurações e preferências.
Vamos supor que você é Designer e deseja receber vagas para trabalhar em casa. Nesse caso, você precisa clicar no ícone “vagas”, localizado na parte superior (desktop) ou inferior (dispositivos móveis) da página do LinkedIn, e depois, selecionar a opção “alerta de vagas”.
Aí, basta indicar quais os tipos de vagas deseja receber notificações e permitir o envio de e-mails referentes a essas oportunidades.
Feito isso, todos os dias haverá em sua caixa de entrada avisos de vagas compatíveis com o tipo de trabalho que você busca e poderá ainda se candidatar para oportunidades em várias regiões e países.
7. Sinalize sua busca por recolocação profissional
Suas conexões do LinkedIn devem saber que você está em busca de recolocação profissional, até porque elas podem ser responsáveis por uma indicação na própria empresa onde elas trabalham.
Na sua foto de perfil, utilize o selo #OpenToWork para sinalizar sua disponibilidade em participar de entrevistas e processos seletivos. É uma forma sutil de intensificar a procura por trabalho, mas que tem um alcance gigante entre as empresas e os recrutadores.
Se você está desempregado(a), siga essas dicas!
Agora que você já sabe o que precisa fazer para conseguir emprego pelo LinkedIn, certamente terá muitas oportunidades de concorrer a vagas de trabalho se seguir todas as dicas deste artigo.
Mas não se esqueça de que o caminho para a contratação começa a partir da análise do currículo e pode percorrer várias etapas até o tão sonhado “Sim”, entre elas, a realização de entrevistas remotas, testes online e conversas com gestores.
Por fim, uma mensagem de otimismo: encare cada dia como uma nova oportunidade e aproveite o LinkedIn para conquistar um novo emprego. Persista e acredite: em breve, você terá muitos motivos para comemorar a realização deste sonho.
Boa sorte!